Seja a passeio ou a trabalho, as recompensas por andar de bike são muitas: melhor forma física, maior disposição, liberação de endorfina, sensação de liberdade, além de uma nova atividade que permitirá explorar novos roteiros dentro de uma cidade como São Paulo que hoje é mais simpática aos ciclistas. Para quem deseja começar, separamos algumas dicas.
É importante se planejar
Seja para ir ao trabalho ou simplesmente passear pela cidade, deve-se planejar qual o trajeto irá percorrer, onde existem ciclofaixas, onde ficam as subidas mais íngremes etc. Muitas informações você consegue no Google Maps, mas outras só na prática. Para quem deseja usar a bike para ir ao trabalho, uma dica de ouro: faça o caminho em um dia de final de semana, para observar o tempo, a dificuldade do trajeto e as ruas a serem evitadas.
Conheça suas limitações
Se você não se exercita ou não costuma pedalar, não adianta querer andar quilômetros de subida em um dia que não vai dar certo. Busque condicionamento físico aos poucos para evitar lesões devido ao esforço. Se você já está começando a pedalar, planeje uma rota bacana. Procure ciclofaixas ou parques próximos a sua casa para treinar e ganhar confiança.
Pedalando nas ruas
Nas ruas é necessário ter responsabilidade. Claro que os carros parecem assustadores quando se está sobre uma bicicleta, mas com as ciclofaixas e o aumento do número de bicicletas nas ruas, há uma maior conscientização e respeito por parte dos motoristas. Os ciclistas devem ficar na faixa da direita, não muito próximos às guias, para ter um espaço de segurança dos carros e evitar desequilíbrios causados por irregularidades do meio-fio.
De olho nas regras de trânsito
As regras de trânsito também valem para o ciclista. Além de manter-se a direita, nunca ande na contramão, pois você atrapalha os motoristas, outros ciclistas e os pedestres, pois ninguém espera alguém andando no sentido contrário. Também não se deve pedalar nas calçadas.
Utilize equipamentos e acessórios
Lanternas traseiras, frontais e laterais, retrovisor, capacete, luvas e buzina são acessórios essenciais. Além disso, roupas confortáveis e bermudas para ciclistas são importantes, bem como um kit de reparos de pneu no caso de uma câmara furada. Uma corrente com cadeado para caso você precise parar também serão importantes.