O Sesc São Paulo é um equipamento de lazer muito bem avaliado por seus frequentadores e oferece inúmeras atividades culturais, esportivas e sociais. Existem 16 unidades do Sesc espalhadas pela cidade de São Paulo, mas certamente a unidade Pompéia é a que possui a arquitetura mais marcante de todas.
O projeto do Sesc Pompéia é da arquiteta ítalo-brasileira Lina Bo Bardi, a mesma criadora do Museu de Arte de São Paulo (MASP) e de tantas outras obras. Em 1971, o Sesc comprou um galpão da década de 30 com a arquitetura inspirada nas fábricas inglesas do século XIX, e convidou Lina Bo Bardi para fazer o projeto do novo espaço.
A arquiteta descobriu que antiga fábrica de tambores possuía uma estrutura moldada por François Hennebique, pioneiro do concreto armado, e iniciou um processo para recuperação das paredes. Lina Bo Bardi se envolveu tanto com o projeto que transferiu seu escritório para o canteiro de obras.
Os galpões foram mantidos. Foram construídos novos edifícios para o bloco esportivo, distribuído em 2 torres de concreto conectadas por 8 passarelas, além de uma torre cilíndrica de 80 metros. Entre os galpões existe um espaço que forma uma rua e que serve de extensão da Rua Clélia.
O Sesc Pompéia tem aproximadamente 22 mil metros quadrados de área construída que englobam oficinas de arte, teatro, sala multiuso, 3 ginásios poliesportivos, vestiários, áreas para leitura, choperia, piscina coberta, solário, café, lanchonete, consultórios odontológicos, espaços de arte e tecnologia entre outros. Já abrigou diversas exposições e shows além de promover cursos e oficinas muito concorridos pela sua qualidade.
Rua Clélia, 93 – Água Branca
Funcionamento: de terça a sábado, das 11h às 18h
(11) 3871-7700
Atendimento: de terça a sábado, das 11h às 18h