É sempre importante repensar suas ações do dia a dia. Qualquer atitude sustentável faz diferença, desde a separação do lixo ao uso consciente da água. Confira algumas atitudes que você pode tomar para promover a sustentabilidade em casa
Separe o lixo para reciclagem
Cada pessoa é responsável pelo lixo que produz e quando você separa os resíduos, dá o primeiro passo para a destinação adequada.
Para separar seu lixo corretamente, tenha duas lixeiras em casa: uma para lixo orgânico e outra para lixo reciclável. Descarte plásticos, vidros, metais e papéis em sacos separados e não molhe o lixo reciclável porque isso inviabiliza seu reaproveitamento.
Papéis podem ser dobrados ou rasgados, mas não amassados. Lave embalagens como latas, garrafas e frascos de vidro e plástico antes de mandar para a coleta. Embrulhe vidros quebrados e outros materiais cortantes em papel jornal ou coloque em uma caixa ou garrafa pet para evitar acidentes.
Utilize lâmpadas econômicas
As lâmpadas incandescentes são as mais comuns e baratas, mas para iluminar o mesmo ambiente, gasta mais energia do que as outras opções. Prefira lâmpadas fluorescentes que são luzes frias, com grande vida útil e eficiência luminosa cinco vezes maior do que uma lâmpada comum.
Outra boa opção são as lâmpadas de LED que são mais econômicas e resistentes. Com apenas 8W elas têm a capacidade de deixar o ambiente iluminado mais do que uma incandescente de 60W ou uma fluorescente compacta de 15W. Por isso, costuma ser mais cara do que os outros modelos, mas, no final das contas, o que se ganha em eficiência também se economiza em energia.
Consuma água de forma consciente
O desperdício de água pode ser reduzido com atitudes simples, como abrir a torneira somente quando precisar de fato!
No banho, deixe o registro fechado ao se ensaboar. Na cozinha, deixe a louça de molho com água e detergente para facilitar a limpeza. Reaproveite a água usada para lavar roupa para limpar o quintal ou a área de serviço.
Tenha em casa dispositivos que ajudem na redução do consumo de água no dia a dia de casa. As bacias sanitárias com caixa acoplada, arejador de torneiras e restritor de vazão são alguns exemplos.
Adote uma decoração sustentável
Você pode tornar sua decoração mais sustentável. Um dos recursos mais baratos em uma decoração sustentável é deixar a luz entrar mais na sua casa, reduzindo a necessidade de iluminação artificial.
Além disso, vale investigar a origem dos materiais comprados, desde a preocupação socioambiental do fornecedor, até as embalagens. Se comprar um produto de madeira, por exemplo, prefira as certificadas, de demolição ou de reflorestamento.
E se possível, recicle. Observe o que você já tem em casa ou mesmo herdou de alguém, e garimpa em antiquários. Móveis antigos podem dar um ar vintage e sustentável aos cômodos.